quinta-feira, 21 de abril de 2016

A história do vestuário através do tempo:Mesopotâmia
         
        A civilização da Mesopotâmia é considerada uma das mais antigas da história, onde se localizava entre dois rios, Tigre e Eufrates no atual Oriente Médio (Iraque) ela é rodeada por desertos. O nome “Mesopotâmia” significa “terra entre rios”. Onde desenvolveram-se diversos povos, dentre os principais foram: sumerianos, assírios, babilônios. No geral, eram povos politeístas, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza, o sistema politico era concentrado somente ao rei, a escrita era cuneiforme e a sociedade possuía também outras peculiaridades como a vestimenta que se constituía:


      Tanto na Assíria quanto na Babilônia, o traje mais usado era uma espécie de túnica com mangas curtas e justas que se assemelhava ao Kalasiris egípcio. Nas camadas sociais mais baixas, este era o traje de homens e mulheres, só variando com o uso de um cinto, mesmo no período mais próspero, os escravos dos nobres continuaram usando esta túnica.

          Os homens das classes mais altas usavam o mesmo traje de mangas curtas, só que mais longo, chegando até os pés e com mais detalhes em sua elaboração, ou seja, em seus bordados e modelos. Quase todos usavam cintos enfeitados, e, onde este revelaria sua riqueza através de detalhes.
Um dos símbolos de poder era a barba e o cabelo, os reis costumavam usar uma barba postiça, que

era cuidadosamente penteada, e por fim os cabelos eram tradados com óleo, para evitar o ressecamento e repelir piolhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário