A História através do tempo: Era iluminista e Revolução Francesa.
O fenômeno iluminista foi um movimento que revolucionou de maneira filosófica,social,cultura e econômica o modo de raciocínio da época,impondo novos conceitos pela busca de liberdade e autonomia.
Os iluministas defendiam teses como a criação de escolas para educar a população e a libertinagem religiosa,para a divulgação de suas ideias os criadores do movimento publicaram uma obra uma obra composta por 35 volumes, na qual estava resumido todo o conhecimento existente a respeito das ideias iluministas.
Condenado desde o princípio pela igreja católica,era considerado um movimento de ideologias perigosas,o iluminismo buscava contrariedade ao absolutismo europeu repudiando terminantemente a estrutura feudal com que a igreja se posicionava.
Principais pensadores da época:
O iluminismo revolucionou por completo meios de fabricar roupas, posteriormente tecidos e roupas eram produzidos de modo manual utilizando-se de artesanatos. Com a criação da maquina spinning jenny em 1764 e sua evolução,foi possível fabricar tecidos em grande quantidade, consequentemente os fabricantes vendiam as peças á baixo custo.
Condenado desde o princípio pela igreja católica,era considerado um movimento de ideologias perigosas,o iluminismo buscava contrariedade ao absolutismo europeu repudiando terminantemente a estrutura feudal com que a igreja se posicionava.
Principais pensadores da época:
Montesquieu (1689-1755): o poder deve ser divido em: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Voltaire (1694-1778): acreditava na liberdade de pensamento e era bastante crítico quando se tratava de intolerância religiosa.
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): o estado democrático deve garantir igualdade a todos.
A Revolução Francesa foi marcada por acontecimentos que ocorreram no período de 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, que mudaram o cenário político e social da França. O pais estava falido, pelos exageros da corte,gastos e guerras, os previlégios que eram dados ao clero e a nobreza, fizeram aumentar a insatisfação da população. A sociedade era dividida em clero, nobreza e burguesia, nessa parte continha o povo que pagava a maioria dos impostos, para sustentar a boa vida na corte, esse foi um dos motivos que geraram revolta.
A incapacidade do rei no governo também motivou a revolução. Além de levar o país à falência com a péssima administração econômica, ele ainda controlava os tribunais e fazia condenações injustas, de acordo com a sua vontade. Os presos eram levados à fortaleza da Bastilha, que depois foi invadida pela população.
Com tantas injustiças, a população se revoltou contra o rei e seu poder absoluto. As principais reivindicações eram o fim dos privilégios que o clero e a nobreza desfrutavam e a instauração da igualdade civil.O movimento teve o apoio dos burgueses,que viam a má administração com más olhos, e ajudaram a criar o sistema capitalista.
Causas da Revolução Francesa foram:
- A crise financeira sofrida pelo país antes da revolução (uma das principais causas);
- Os envolvimentos da França na Guerra de Independência dos Estados Unidos, além da participação e derrota na Guerra dos Sete Anos;
- O regime político do país, que era governado pelo absolutismo do rei;
- A ascensão da classe burguesa, que desejava mais liberdade em relação ao comércio e o fim dos altos impostos;
- O movimento cultural e intelectual iluminista, que buscava a reforma social e o fim dos pensamentos medievais;
Indumentária
Neste período a arte do Rococó era predominante,refletindo-se também sobre as vestimentas daquela época. Caracteristicas fortes que foram atribuídas a indumentaria foram babados, lacinhos e flores. roupas femininas não passavam despercebidas com excesso de volume.
As principais atribuições da indumentária feminina do período eram:
- valorização da silhueta.
- Decotes generosos no busto.
- Rendas na saia do vestido.
- paniers em grandes proporções.
- sobresaia aberta na frente.
A indumentaria masculina desa época era de aspecto afeminado,amplamente decorada com fitas e bastante rendas,El habit à la française,era o termo francês usado no século XVIII, definia uma casaca colete sapato de salto com grandes fivelas complementado com meias brancas.
Os cabelos femininos em cachos nas laterais da cabeça e na nuca acompanhavam um topete que poderia ter até um metro de altura. A estrutura era mantida de arame onde os cabelos das mulheres eram organizados podendo receber ainda apliques para finalizar.
Enquanto que os homens usavam perucas empoadas e com rabos de cavalo baixos ornamentados com fitas de cetim.
Após a Revolução Francesa, no final do Século XVIII, as roupas passaram a ser mais práticas e confortáveis. Ricos e pobres se vestiam da maneira mais despojada possível. O gosto pelo retorno à natureza passou a ser uma constante.